Institucional

Com 1.961 votos, gestão 2021-2024 da CNM será presidida por Paulo Ziulkoski

O processo eleitoral da Gestão 2021-2024 da Confederação Nacional de Municípios (CNM) confirma a vitória da chapa 1 – Movimento CNM Independente. Durante esta quinta-feira, 11 de março, 1.989 gestores municipais de todo o país participaram do pleito da entidade e, com 1.961 votos favoráveis, a nova diretoria assumirá o comando da entidade para os próximos três anos. O resultado foi divulgado pela empresa responsável pelo processo eletrônico em reunião virtual com a participação da Comissão Eleitoral, de membros do Conselho Político, da chapa eleita e de colaboradores da CNM.

 

O ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS) e presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski, encabeçou a chapa e retornará ao comando da entidade. Um dos responsáveis pelo fortalecimento do movimento municipalista, Ziulkoski idealizou a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e liderou diversas ações que resultaram em conquistas históricas. Após o anúncio do resultado, o municipalista agradeceu aos envolvidos na eleição e ao atual presidente da Confederação, Glademir Aroldi.

 

“Saúdo os companheiros que estiveram nessa luta e ao presidente Aroldi, que tem conduzido a entidade com muita competência e lealdade. O seu trabalho será reconhecido por todos”, disse.

 

Ziulkoski também ressaltou o momento de extrema dificuldade com a pandemia da Covid-19 e que vai continuar sendo o foco da atuação da entidade . “É um desafio enorme. O momento é de crise das mais profundas. Vamos continuar esse trabalho”, anunciou. 

 

Ainda durante a reunião, o ex-prefeito de Tapes, no Rio Grande do Sul, e presidente da Comissão Eleitoral da CNM, Sílvio da Silva, reforçou a importância do processo de escolha do novo presidente da CNM e da nova diretoria. “Estamos escolhendo o presidente que vai continuar defendendo um pacto federativo mais justo. O Aroldi está fazendo um excelente trabalho e agora o Paulo substituindo o Aroldi também vai fazer um grande trabalho”, destacou.

 

Também acompanharam o resultado das eleições na sede da CNM os prefeitos de Turvelândia (GO), Siron Queiroz, e de Alexânia (GO), Allysson Lima, que são membros da comissão.

 

Nova diretoria


Além de Ziulkoski, o primeiro escalão será formada pelos seguintes integrantes:


vice-presidente: Julvan Lacerda - ex-prefeito de Moema (MG) e presidente da AMM-MG;
vice-presidente: Luiz Sorvos - prefeito de Nova Olímpia (PR);
vice-presidente: Rosiana Beltrão - prefeita de Feliz Deserto (AL);
vice-presidente: Haroldo Naves - prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente da FGM; e
vice-presidente: Jair Souto Prefeito de Manaquiri (AM) e presidente da AMM;

 

O 1º, 2º e 3º secretários serão, respectivamente, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota; o prefeito de Santana do Seridó (RN) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Hudson Pereira de Brito; e o prefeito de Pedras de Fogo (PB) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Manoel Alves da Silva Júnior.

 

A tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por três líderes municipalistas. Do primeiro para o terceiro, são eles: o prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva; o prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Luna Xavier; e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes.

 Confira os demais integrantes da diretoria.

 

A Comissa?o Eleitoral da Confederação homologou o Cole?gio Eleitoral para o pleito e a chapa única para o processo de escolha dos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais. Todas as informações da candidatura e da votação eletrônica, em cumprimento ao estatuto da entidade, foram apresentadas e podem ser conferidas no hotsite www.eleicoescnm2021.com.br.

 

Histórico de atuação


Ao deixar a entidade em 2018, depois de 21 anos à frente do movimento municipalista, Ziulkoski prometeu "trabalhar pela causa enquanto tiver força”. Ele se orgulha de ter mudado a relação federativa dos Entes municipais com os demais poderes, inclusive com o governo federal, e ter eternizado o conceito de que é no Município que o cidadão nasce, vive, produz e morre.


Gaúcho, advogado e aguerrido combatente na luta municipalista, Ziulkoski tem 75 anos e teve o ápice de sua história, em 1998, quando ele e outros prefeitos foram recebidos pelas forças de seguranças e cachorros, em Brasília. Ele conta o ocorrido dizendo que “os prefeitos eram como uns párias, que vinham à capital federal de pires na mão".

Outro momento marcante foi a primeira mobilização a favor do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em 2003, quando Ziulkoski reuniu pioneiramente mais de 10 mil municipalistas na Esplanada dos Ministérios. Faz parte da sua história ainda a luta por mudanças na partilha dos royalties e por justiça na distribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) entre os Municípios.

 

Ao resgatar a imagem do gestor local e colocar o Município como determina a Constituição, paulatinamente, com persistência e determinação, mudanças foram conquistadas ao longo dos últimos 40 anos. Como exemplo, a taxa de iluminação pública, o salário educação, a merenda escolar, dois aumentos de 1% do FPM, apoios financeiros, a sede própria da CNM em Brasília e o Dia Nacional do Movimento Municipalista, em 23 de fevereiro.

 

Ziulkoski retoma o comando da entidade em um momento decisivo da política nacional, em que reformas estruturantes devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional. Ele deve dar continuidade ao trabalho do presidente Glademir Aroldi e da diretoria 2018-2021, que contabilizou grandes conquistas e avanços, inclusive, durante o período de calamidade pública causada pela Covid-19.

 

CNM

Mais em Institucional


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Formosa Da Serra Negra

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORMOSA DA SERRA NEGRA

Endereço: AV. JOÃO DA MATA E SILVA, S/N V. VIANA \ VILA VIANA \ FORMOSA DA SERRA NEGRA - MA \ CEP: 65943000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)9901-5331